Automação de Máquina de Lavar Roupas


primeiramente,
olá pessoal !

estou fazendo (ou melhor tentando) automatizar uma lavadora brastemp antiga (déc 80).
como não sou expert no assunto, estou precisando de uma ajudinha.

a minha dúvida é seguinte:
eu tenho um pressostato que funciona como um botão (máquina vazia, o contato fecha, maquina cheia, contato abre).

estou "tratando" esse pressostato como um botão (push botton)
eu queria funcionasse da seguinte maneira:
arduino lê o botão, se maquina estiver vazia, ele aciona o relé da solenóide (entrada de água),
enquanto maquina vai enchendo de água, o arduino ficaria em "espera" até o momento em que o contato pressostato abrisse, assim, o ciclo de lavagem daria continuidade.

utilizei função if else, mas pelo que percebi não deu muito certo, pois não há esse "momento de espera".

tentei função while, mas também não deu certo....

gostaria que vocês me ajudassem, por favor.


grande abraço, até mais !

boas bem vindo.
como hoje estou em modo keep calm :)
code: [select]

#define pressoestato 8
void setup()
{
  serial.begin(9600);
  pinmode(pressoestato,input);
  digitalwrite(pressoestato,1);//activa pull-up interno
}
void loop()
{
 while(!watterfillstate)serial.println("esperando enchimento de agua");
 
}
bool watterfillstate()
{
  /*
    o botao em repouso, maquina sem agua deve estar nivel alto devido ao pullup.
  se o presoestato mexer coloca nivel logico 0 e esta funçao devolve verdade ...
  */
 if(digitalread(pressoestato) == low)return true;
  return false;
}


Arduino Forum > International > Portugues > Automação de Máquina de Lavar Roupas


arduino

Comments