DAC0800 com Arduino


bom dia pessoal!

eu estou interessado em cacterizar minha célula solar sensibilizada por corante com um arduino. achei um artigo mit que fala um pouco respeito assunto: pv.mit.edu/home/education/resources-for-educators/build-your-own-sourcemeter/

o problema reside no fato de que, no artigo, utilizam o mcp4822 que é um conversor digital analógico dual-channel, mas é muito difícil de encontrar no brasil. comprei dois dac0800 simple-channel.

desculpa minha ignorância, mas eu sou um aluno ensino médio e é minha primeira vez utilizando um arduino. 

alguém poderia me ajudar montar programação para usar os dois dac0800 ao invés mcp4822, por favor???

ficarei extremante grato se alguém puder me ajudar!

grato,
matheus

o dac0800 usa uma entrada paralela, de 8 bits.

isto quer dizer que você tem 2 formas de fazer isto:

a) usando 8 pinos arduino, como porta d (portd), que equivale aos pinos d0 d7, e cada um destes pinos é conectado diretamente às 8 entradas b8 b1 dac0800. você pode fazer escrita direta da porta, mas observe que o d0 (lsb no arduino) deve ser conectado ao b8 (lsb dac), e daí por diante: d1 - > b7; d2 -> b6 (...) d7 -> b1.

exemplo:

ddrd = b11111111;  // seta os pinos 0 7 como outputs (saídas). elas serão entradas dac


portd = b10101010; // escreve o valor "170" (decimal) na porta d


b) se quiser economizar portas usadas pelo arduino, vc pode usar um 74hc595, que, em termos práticos, usará apenas 3 portas arduino para fazer tradução de uma entrada serial em uma saída paralela, que por sua vez alimentará o dac0800.

observe, no entanto, que o mcp4822 é um dac spi de 12 bits, enquanto o dac0800 é um dac paralelo de 8 bits. o dac0800 terá 1/16 da resolução mac4822.  você deve considerar isto em seu projeto.


Arduino Forum > International > Portugues > DAC0800 com Arduino


arduino

Comments